INSPEÇÃO NR13

Vasos de pressão são equipamentos que contêm fluidos sob pressão interna ou externa e são classificados em categorias segundo o tipo de fluido e o potencial de risco.

A inspeção de segurança em vasos de pressão é um dos principais itens a serem atendidos para se cumprir a legislação brasileira.

A inspeção tem sido exigida pelos Auditores do Ministério do Trabalho, auditorias de empresas seguradoras e auditorias internas nas organizações.

A NR13 deve ser cumprida, pois possui “força de lei”.

A inspeção de segurança tem como objetivo atender o que estabelece o item 13.5.4.1 da NR-13 (Caldeiras, Vasos de Pressão, Tubulações e Tanques Metálicos de Armazenamento) regulamentada pela Portaria n°3214 de 08 de junho de 1978 e modificada pela Portaria n°1082 de 18 de dezembro de 2018 do Ministério do Trabalho.

Os vasos de Pressão devem ser submetidos à inspeção de segurança inicial, periódica e extraordinária.

A inspeção de segurança inicial deve ser feita em vasos novos, antes de sua entrada em funcionamento, no local definitivo de instalação, devendo compreender exame externo e interno.

A inspeção de segurança periódica, constituída por exame externo e interno, deve obedecer aos prazos máximos estabelecidos no item 13.5.4.5 da NR-13.

A abrangência da inspeção de segurança periódica bem como as técnicas a serem utilizadas deverão ser definidas pelo Profissional Habilitado com base no histórico do Vaso de Pressão e nas normas técnicas vigentes.

A inspeção extraordinária deve ser feita sempre que o vaso for danificado comprometendo sua segurança; quando for submetido a reparo ou alterações importantes, capazes de alterar sua condição de segurança; antes de ser recolocado em funcionamento quando permanecer inativo por mais de 12(doze) meses e quando houver alteração do local de instalação.

A inspeção de segurança deve ser realizada sob a responsabilidade técnica de PH.

O profissional habilitado deve ter registro no CREA.

A Mecatrol é habilitada, através de sua equipe técnica, a realizar a inspeção de segurança e teste hidrostático em vasos de pressão e caldeiras além de fornecer a reconstituição de prontuários dos vasos de pressão.

Na elaboração da Reconstituição do Prontuário, a pressão máxima de trabalho admissível (PMTA) é calculada conforme a Norma ASME Seção VIII divisão 1.

A Inspeção de segurança é realizada através de exames com ultrassom, análise endoscópica nas inspeções internas e quando necessário o teste hidrostático é realizado com água a uma pressão igual a 1,3 vezes a PMTA do vaso de pressão.